Elenco 24 de agosto de 2020
Renan Pereira Pato Branco - PR

Pato Futsal completa 10 anos de história

O Pato Futsal completa 10 anos de história nesta terça-feira, 25 de agosto. Um sonho que se tornou realidade e referência aos adeptos do futsal. O Pato Futsal é tradição, não é moda. É uma só paixão para milhares de torcedores. Nem mesmo um segundo se perde na memória, que apresenta desenvolvimento e glórias recentes.

Luiz Sérgio Lavarda foi o idealizador do projeto Pato Futsal

O projeto foi idealizado em 2010 por Luiz Sérgio Lavarda, o Lavardinha, presidente do clube. O Pato também é um marco da retomada do futsal na cidade, resgatando a tradição vitoriosa do Grêmio e do Atlético Patobranquense.

A tradição herdada por Lavardinha também remete ao legado deixado por seu pai, Dolivar Lavarda (em memória), quem sempre trabalhou por transformar o esporte num agente de inclusão social, sendo também a síntese do espírito do futsal pato-branquense: competente, exigente, obstinado e vencedor.

Em 2016, o Pato Futsal garantiu acesso para elite do futsal paranaense

Em quadra, o Pato Futsal vem alcançando resultados expressivos anualmente. A equipe conquistou a Série Prata do Paranaense de Futsal em 2016. No ano seguinte garantiu o título do estadual Série Ouro, além de se tornar um orgulho nacional. No mesmo ano, o Pato Futsal disputou pela primeira vez a Liga Nacional de Futsal. “Estar na maior competição do futsal brasileiro elevou o nome da equipe, da cidade, dos patrocinadores e de todos os profissionais que trabalham pelo clube. Neste contexto também foi apresentado ao mundo a tradição da torcida mais vibrante do futsal brasileiro”, destacou o presidente.

Pato Futsal campeão da Série Ouro do Paranaense 2017

Em 2018, o ano mais vitorioso da história do clube. O Pato Futsal se tornou o primeiro time paranaense campeão de uma edição da Liga Nacional de Futsal. No mesmo o ano, o Pato conquistou a Liga Sul de Futsal e a Taça Brasil de Clubes. Pela primeira vez, o Pato também foi apontado entre as 5 melhores equipes de futsal do mundo, pelo FutsalPlanet, tradicional prêmio da modalidade.

Pato entrou para história em 2018 como primeiro clube paranaense campeão da Liga Nacional

O DNA de campeão esteve presente mais uma vez na temporada 2019. O Pato Futsal conquistou o bicampeonato da Liga Nacional de Futsal. Se em 2018, foi em Erechim (RS), na casa do Atlântico, no ano seguinte, o triunfo foi comemorado em Sorocaba (SP), após vitória por 6 a 0 na grande decisão. Em três anos de Liga Nacional, dois títulos.

Em Sorocaba (PR), Pato Futsal conquistou o bicampeonato da LNF

Mais uma vez, o Pato acabou sendo premiado como uma das cinco melhores equipes de futsal do mundo. A equipe também teve o treinador Sergio Lacerda eleito dois anos seguidos o melhor da competição nacional e entre os 10 melhores do mundo. “Não é todo dia que se ganha e as conquistas ratificam o trabalho. Cada conquista tem um sentimento especial, diferente, mas em todas elas nós sabemos como vencemos, o caminho até o título”, disse.

Mauricio Moreira
Sergio Lacerda vem fazendo história no comando técnico do Pato Futsal

As premiações também se estenderam aos atletas, tendo os dois craques das últimas edições da Liga Nacional (Danilo Baron e Djony). O Pato Futsal conta com atletas convocados constantemente para a Seleção Brasileira de Futsal. “Pato Branco é uma cidade que respira futsal e que venham os próximos 10 anos de muitas glórias. É um prazer defender este clube”, destacou Djony.

Mauricio Moreira
Djony é um dos maiores ídolos do futsal de Pato Branco

O clube também incentiva a formação e lapidação de jovens talentos. A equipe trabalha com as categorias sub-15, sub-17 e sub-20. Outro marco importante ao longo dos 10 anos é a mobilização por causas solidárias. “O Pato Futsal acredita que, ao auxiliar a sociedade, pode colaborar para um futuro melhor, por meio do sentimento de união, disciplina e comprometimento que o esporte transmite. Ao longo da trajetória, o Pato vem prezando pela educação e socialização”, completou o presidente Luiz Sérgio Lavarda.

Elenco mira sequência de grandes resultados

Nesta terça-feira (25/08), data do aniversário, o Pato Futsal recebe o Dois Vizinhos, às 20h15min, no Ginásio Dolivar Lavarda. A partida marca a estreia da equipe na Série Ouro do Paranaense 2020.