14 de outubro de 2025
Assessoria de Imprensa Pato Pato Branco - PR

Nota oficial

NOTA OFICIAL – RESPOSTA DA LNF

O Pato Futsal vem a público se manifestar acerca do Ofício 045/2025, enviado à Liga Nacional de Futsal (LNF) e à subsequente resposta da entidade, recebida em 14 de outubro de 2025, referente aos lamentáveis incidentes ocorridos na partida contra o Campo Mourão, especialmente no que tange à aplicação do Protocolo de Vídeo Suporte (VS).

A Liga, em sua resposta, se solidariza com o protesto da equipe Pato Futsal e, de forma inequívoca, reconhece que o protocolo de VS não foi integralmente cumprido pela equipe de arbitragem. A LNF atribui esse equívoco à inexperiência com a regra.

A LNF informa que já tomou medidas internas, comunicando à coordenação da arbitragem para que reforce as regras de aplicação do VS junto a todo o quadro de árbitros, visando que “equívocos como esse não mais se repitam”. Adicionalmente, a entidade esclarece que comunicou o órgão judicial desportivo a respeito de todo o ocorrido para que ele, de forma autônoma e independente, tome as decisões que entender cabíveis.

Neste contexto, o Pato Futsal avaliou minuciosamente as possíveis medidas jurídicas cabíveis, sendo que, em uma análise estratégica e jurídica aprofundada, com base nos precedentes dos tribunais desportivos em casos análogos, aponta para um cenário complexo quando a mudança de resultado.

Diante disso, embora indignados com o lamentável erro que poderia ter dado a vitória a equipe do Pato Futsal, caso analisado o lance pela arbitragem e a conclusão pelo gol, reconhecemos que a via judicial desportiva, neste momento, apresentaria desafios significativos para a alteração do resultado da partida. As medidas, embora legítimas, seriam apenas paliativas, uma vez que se tratou de um erro de arbitragem por não ter seguido o procedimento do VS (Vídeo Suporte).

Ponderamos que, em um campeonato de tamanha envergadura, a busca por ações que, juridicamente, se mostram com baixa probabilidade de sucesso em reverter o placar final, poderia gerar no máximo a título liminar, uma possível suspensão do jogo de volta até o julgamento final, o que poderia gerar um desvio de foco da equipe em um momento crucial da temporada, além de problemas de calendário. O Pato Futsal sempre prezou pela excelência dentro das quatro linhas e pela seriedade em suas condutas. Não temos intenção de dar “show” nas linhas extra quadras, e sim, tomar atitudes concretas.

Assim, o Pato Futsal, ciente da frustração que este episódio causou na equipe, na diretoria e na torcida, reitera seu compromisso com a lisura e a competitividade. Agradecemos imensamente o apoio incondicional de nossa torcida e da imprensa, e reafirmamos que continuaremos a lutar com a mesma garra e determinação em quadra, focando nos próximos desafios que se apresentarão na LNF e na Série Ouro do Paranaense.

A tradição do Pato Futsal é um legado forjado em lutas e glórias, e é com essa mesma essência inquebrantável que canalizamos, a partir de agora, toda a nossa força para os desafios iminentes.

Nossa mente e nosso coração já estão focados no Campeonato Paranaense, onde, nesta quarta-feira, dia 15.10, entraremos em quadra para escrever mais um capítulo de garra, determinação e superação que dignifica nossa história.

E que não haja dúvidas: o dia 19.10, um domingo, em Campo Mourão, será o palco de uma batalha decisiva. Ali, com a concentração afiada, a dedicação inabalável que nos move e a força inconfundível da nossa tradição, cada minuto em quadra será uma prova do nosso inquebrantável espírito combativo e da nossa busca incessante pela vitória.

Atenciosamente,

A Diretoria do Pato Futsal