LNF 2 de dezembro de 2019
Divulgação Pato Branco - PR

Neguinho celebra volta por cima após grave acidente

Domingo, 17 de março de 2019. Em uma tarde chuvosa, dois carros se chocam violentamente na altura do km 538 da BR-158, na altura do município de Vitorino, Sudoeste do Paraná. Dentre os seis feridos um deles é Edison Machado Coelho, o Neguinho, ala do Pato Futsal com diversas passagens pela seleção brasileira. Com uma fratura na vértebra, o atleta de 27 anos “nasce de novo” em um acidente que poderia ter abreviado a sua carreira. Passados oito meses, Neguinho celebra a volta por cima e a ida a mais uma final de LNF, já que o Pato, o atual campeão, decide o título com o Magnus.

Mauricio Moreira
Neguinho é um dos ídolos do Pato Futsal

– É muito difícil lembrar daquele momento. Foi um dos piores momentos da minha vida. Você estar dormindo no carro e acordar num hospital sabendo que sofreu um acidente é algo muito complicado. Pior ainda é ver pessoas que você gosta estarem entre a vida e a morte. Deus foi muito bom comigo. Tive uma fratura numa vértebra, que, se ela passasse, eu poderia estar paraplégico hoje. Mas, a gente usou isso como motivação de alguma forma. Eu sempre penso positivamente na minha carreira. Foi difícil ficar um tempo afastado do time, mas hoje estou aqui, contemplado por disputar mais uma final – disse o jogador.

Revelado pelo Corinthians e com passagem pelo Sorocaba, Neguinho vive um dos melhores momentos na carreira. Ídolo da fanática torcida de Pato Branco, ele elenca os motivos que fizeram a equipe paranaense a chegar a mais uma final de Liga Nacional:

Mauricio Moreira
Neguinho em mais uma final de Liga Nacional pelo Pato

– Nossa maior virtude é a diversidade da equipe. A gente consegue mudar o estilo de um jogo muito rápido, por termos muitas peças. Então, quando precisamos ter um jogo mais cadenciado, colocamos atletas que gostam de ficar mais com a bola, assim como colocamos jogadores mais rápidos em momentos que precisamos ir para cima. Sem contar que conseguimos jogar num cinco para quatro graças ao Djony, que atua muito bem com a bola no pé – destacou.

Apesar do bom momento e da idolatria, Neguinho não vai permanecer no Pato em 2020. Acertado com o futsal chinês, ele tem planos de jogar pelo menos os próximos três anos fora do país.

Mauricio Moreira
Com a camisa do Pato, Neguinho reuniu fãs, conquistou títulos e se tornou um dos maiores ídolos de Pato Branco

– O foco da minha carreira vai mudar a partir de 2020. Estou indo para o Shenzhen, da China, e o meu plano é voltar para o país lá para os 30 ou 31 anos. Foi uma proposta muito boa, e eu tive que optar pelo bem estar da minha família. Minha ideia inicial para a minha carreira era jogar no Brasil para ficar mais próximo da seleção. Agora vou ficar mais escondido lá na China, vou perder visibilidade, mas acredito que vá valer a pena – frisou.

Sobre a partida deste domingo contra o Sorocaba, Neguinho ajudou o Pato a fazer valer o mando de quadra, aproveitando-se da fanática torcida que costuma empurrar o time no Ginásio Municipal Dolivar Lavarda. O Pato venceu pelo placar de 3 a 2. Neguinho foi decisivo, inclusive, no segundo gol do Pato, após concluir rasteiro para o desvio de Denner.

– Nossa campanha na primeira fase não foi tão boa, muito devido à reformulação que ocorreu no nosso elenco com os atletas se adaptando ao trabalho do Sérgio Lacerda (técnico). Mas o nosso time cresceu no momento certo, no mata-mata, criamos corpo como equipe e fizemos fazer valer o fator casa na primeira partida. O grupo está de parabéns – finalizou.

Com a vitória em Pato Branco (PR), o Pato tem a vantagem do empate no jogo da volta para conquistar o bicampeonato. Já o Magnus precisa vencer no tempo normal para levar a disputa à prorrogação. Caso o jogo se encaminhe ao tempo extra, a vantagem do empate é do time de Sorocaba. O decisivo duelo ocorre no próximo domingo (08), às 11h, na Arena Sorocaba, com transmissão ao vivo do SporTV.