Não é só Futsal: Pato Futsal preza pela cidadania e inclusão
O Pato Futsal está engajado em utilizar o esporte como inclusão. A partir desta sexta-feira, 28 de abril, crianças autistas que torcem pelo time atual campeão da Copa do Brasil e da Copa Paraná terão um ambiente adaptado no Ginásio Dolivar Lavarda. O Pato Futsal recebe o Praia Clube, às 21h, pela primeira fase da Liga Nacional de Futsal 2023. A iniciativa é da Escola Crescer de Pato Branco em parceria com o Pato Futsal.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autismo é “um conjunto de condições caracterizadas por algum grau de dificuldade no convívio social, na comunicação verbal e não verbal e interesses específicos por algumas atividades realizadas de forma repetitiva”.
No compromisso pelo Respeito, Igualdade e Inclusão, o Pato Futsal abraça causa e reforça campanha para conscientização do autismo. “Promover a inclusão é uma das missões do Pato Futsal. Trata-se de uma das virtudes do esporte, e no Pato acreditamos que o futsal é para todos. Estamos cada vez mais abertos para iniciativas como essa”, destacou o Diretor do Pato Futsal, Valmir Tartari.
A ação mostra que essas pessoas podem também participar de momentos de lazer e participação social, essencial para que as pessoas com autismo e suas famílias sejam vistos e ouvidos da maneira que são.